sábado, 21 de agosto de 2010

Beijo gay!

 
Ministério diz que autores usam classificação indicativa como desculpa para não exibir beijo gay.

  Surpreso com o argumento usado por autores da Globo para não exibir beijos entre personagens homossexuais em suas obras, o secretário nacional de Justiça, Pedro Abramovay, afirmou nesta sexta-feira (20) que o Ministério da Justiça não tem nenhuma restrição a cenas do tipo em obras de dramaturgia na televisão, em qualquer horário.
  Segundo o secretário, o argumento da classificação indicativa é usado como desculpa para não incluir o beijo gay nas tramas de novelas.
  O assunto veio à tona após o PSOL mostrar em seu horário eleitoral gratuito um beijo entre dois homens. A coluna Outro Canal procurou autores de novelas para comentar o assunto.
Ricardo Linhares, colaborador de Gilberto Braga na próxima trama das 20h da Globo, disse: "Será que a classificação indicativa permitiria a veiculação?"
"Alguns roteiristas continuam usando esse argumento para se justificar perante a sua própria classe porque eles fazem uma opção de mercado por não colocar um beijo gay", afirmou em entrevista o secretário nacional de Justiça à Folha. "Parece que os políticos estão mais livres para a ficção do que os roteiristas."
  Abramovay diz que, no meio artístico, qualquer comentário preconceituoso é malvisto. "Para não dizerem que estão com medo de colocar e perder audiência, eles colocam a culpa no Ministério da Justiça", avalia.
  "Um beijo gay e um beijo heterossexual são exatamente a mesma coisa do ponto de vista da classificação indicativa", afirmou.
  Segundo o secretário, essa é uma opção que a obra que tem que fazer "do ponto de vista criativo". "O Ministério da Justiça nunca vai fazer uma classificação partindo de um critério discriminatório", disse.
  O secretário diz ainda que está tentando se reunir com os roteiristas para avaliar os critérios usados para a classificação indicativa de novelas.
"Conversei com o Marcílio Moraes [autor da Record e presidente da Associação dos Roteiristas]. Ele achou ótima ideia, mas disse que os roteiristas não têm agenda", afirma.
  Para Abramovay, a inclusão de um beijo gay em novelas seria comemorado pelo Ministério da Justiça.
"Um beijo gay pode, inclusive, ajudar a tratar a orientação sexual das pessoas de uma maneira natural. Ajuda na educação das crianças e não atrapalha."
Fonte: Follha


UAUU que impressionante hein? BEIJO!


  Que bom que ainda existem pessoas com bom-senso nesse país! Ontem quando eu lí a notícia em que os autores diziam que já estava na hora de ser colocado um beijo homossexual em novelas até fiquei " feliz" mas logo em seguida um deles diz que a preocupação era a classificação indicativa. Ai fiquei puta né? como assim a classificação indicativa? Em uma novela mostra-se de tudo, desde vários tipos de preconceitos até casais fazendo sexo quase explícito; existem cenas que mostram um mar-de-rosas, cenas que nos trazem de volta a realidade e cenas banais, com aspectos do cotidiano de várias pessoas... em partes (e no caso de algumas novelas) mostra um pouco como é a vida. O disparate de pessoas muito ricas, de pessoas muito pobres, de pessoas da classe média... (tudo bem que algumas novelas exageram no luxo e na riquesa!rs). E já que a novela pretende dar uma visão de realidade a história... porque ainda não foi colocado um beijo homossexual?? Na verdade essa era uma questão que nem deveria ser discutida, debatida, ser assunto de jornal... simplesmente vá lá e coloque o beijo! O medo é perder a audiência? acho muito difícil que isso aconteça, até porque eu sei que não vão exagerar, vão colocar algumas cenas perdidas em três ou quatro episódios (se é que não vão colocar só em 1 episódio e depois matar um dos personagens...).
  Eu espero sinceramente, que depois dessa declaração do ministério da justiça, que os autores parem com essa palhaçada de ficar dando desculpinhas... tomem vergonha na cara e coloquem um casal homossexual que SE BEIJEM nas novelas (vai ver se fizerem isso, eu até volto a ver novelas). Nessa novela das oito o casal mal engrenou e mataram um deles? e segundo ví no twitter de um amigo, existe um boate que o outro vai se apaixonar por uma mulher...COMO ASSIM??? Não basta matar um deles ainda querem 'converter' o outro? Essa visão arcáica de que fazemos uma 'opção' é ainda mais ridícula do que não terem ainda colocado o tal beijo homossexual em novelas... se isso realmente acontecer, vai dar mais força aquelas pessoas que acreditam que mulheres são lésbicas porque nunca encontraram um homem de verdade, ou que homens são gays porque nunca tiveram um mulher ' competente'  na cama! E ainda pior... vai dar força também as pessoas que ficam mandando seus filhos a psicólogos, ou pastores, ou padres, para 'exorcizar' o espírito de 'gayzisse' dos filhos. É aquela coisa, 1000 pessoas dão um passo a frente e 2000 mil dão um passo atrás, continuamos no mesmo lugar...estagnados... e não dá mais para continuar no mesmo lugar!

L.L

Um comentário:

*Patrícia disse...

Concerteza não dá mais pra ficar para trás..porq até a Argentina tá casando a diversidade..e o Brasil rico de tantas cores..formas e pessoas..continua lá..bem no fundo da escuridão..com seu "pré-conceito"..enrustido..porq temos até autor de novela gay..e ainda não saiu a porra de um beijão gay..quem sabe um dia néh!!!!